Skip to main content

Conheça Elizabeth Madureira

Filha dos professores João Madureira e Norma Mussi Madureira, fizeram os primeiros estudos em Franca e ali graduou-se em Licenciatura Plena em História, pela UNESP. Mais tarde, tornou-se Mestre em História pela USP-SP e Doutora em Educação pela UFMT -Instituto de Educação.

É uma das grandes pesquisadoras que Mato Grosso possui, tendo atuado junto ao Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da UFMT. Assessorou os trabalhos de microfilmagem da Cúria Metropolitana de Cuiabá e desenvolveu pesquisas junto ao Arquivo Público de Mato Grosso. Foi professora do Departamento de História da UFMT por 27 anos, onde se aposentou.

Recebeu vários títulos e comendas, dentre as quais destacam-se:

2000 – Cidadã Mato-grossense, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e Cidadã Cuiabana.

2000 – Mulheres Cultura, Governo do Estado de MT – Secretaria de Estado de Cultura.

2004 – Indicações da obra História de MT, da ancestralidade aos dias atuais, pela Assembleia Legislativa de MT, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras. Desde 2006 integra, como titular e hoje suplente, o Conselho Diretor da UFMT, sócia efetiva da Sociedade Amigos de Rondon e membro da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Na preservação da memória histórica de Mato Grosso, oferece seus conhecimentos nas suas atividades como Curadora da Casa Barão de Melgaço, no arranjo, catalogação e divulgação de documentos, além de cuidar e atualizar o acervo da Biblioteca e Hemeroteca institucional.

Suas principais obras são: O Processo Histórico de Mato Grosso e História de Mato Grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *