As discussões acerca das novas metodologias utilizadas em sala de aula não são recentes. Nesse sentido, diversos estudos têm sido feitos dentro dessa perspectiva: o ensino-aprendizagem e o lúdico. A palavra lúdica é derivada do latim ‘ludus’, que significa jogo. Em outros termos, a ludicidade vai além do simples brincar, jogar, se bem definida pode desenvolver saberes para vida pessoal e profissional, com o intuito da criança e adolescente se interagir e intervir em seu meio social de forma prazerosa, significativa e contextualizada. Saber ensinar e mediar conhecimentos de forma dinâmica é entender que o lúdico pode contribuir de forma eficiente para o pleno desenvolvimento intelectual, cognitivo e afetivo do ser.

O evento Master Nerd vem agregar, conhecimentos como: cultura geek, exposições de quadrinhos, taiko, card games, colecionismos, cosplay, concurso K-pop e muitas outras atividades ligadas ao lúdico para auxiliar no desenvolvimento da inteligência de nossos alunos, como também um aprendizado prazeroso e significativo. Estamos assim, estimulando a formulação de novas informações, colocando aos estudantes as possibilidades de resoluções de situações problemas que são possíveis através do lúdico e da construção de esquemas de raciocínio além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e que faça parte do universo dos estudantes, tão antenados às mudanças tecnológicas.

Para alcançar as expectativas almejadas, contamos com o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos em diversas áreas do conhecimento apresentados em sala de aula. Investigações sobre personagens do mundo dos gibis, Hq’s, mangás, séries e até mesmo jogos, que mostrem contextos históricos como a Guerra Fria, que tratem de preconceitos raciais, sexuais, de gênero e inclusive o bullying, incentivando em nossos estudantes a percepção do diferente e auxiliando na formação de um cidadão mais humano e crítico em suas ações.